22 jul 2014
22/07/2014

Joio ou Trigo?

Não há Comentários

Joio ou trigo? Mateus 13: 24-30; 36-43

Os discípulos pediram a Jesus a explicação da parábola. Se quisermos aprender mais, se realmente nos importamos com os ensinamentos de Jesus, se queremos servi-lo e obedecê-lo, devemos perguntar! Não sabemos tudo! Há tesouros insondáveis na Palavra de Deus, há revelações novas, há desejo no coração de Jesus de ensinar aos seus discípulos. Mas quem pergunta, tem que estar disposto à por em prática. Quem pergunta é discípulo!

Em meio a notícias ruins vindas de igrejas espalhadas pela cidade e país, eu perguntei ao Senhor: O que está acontecendo? O que fazer nessa determinada situação?

A resposta veio com essa parábola contada por Jesus em Mateus. E quero compartilhar algumas coisas que pude perceber aqui:

1º )Não sejamos ingênuos. Existe joio no meio de trigo. Isso nos entristece, pois convivemos com irmãos na igreja, que muitas vezes exercem o ministério junto conosco, são parecidos com os Filhos de Deus, mas não o são. Eles são plantados no meio do povo de Deus pelo maligno. Em II Cor. 11:13 e 14, Paulo adverte aos coríntios a respeito dos falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se de apóstolo de Cristo. Jesus, em Mateus 24 nos adverte sobre os falsos profetas, que se possível, enganariam a muitos! São falsas doutrinas, falsos ensinamentos. Observe também, o que nos ensina Judas em sua carta, nos versículos 17 a 19. Suas tendências são carnais e não espirituais. Mas o que fazer? Pedro em sua primeira carta, no capítulo 4:7 nos diz: “Lembrem-se o fim de todas as coisas está próximo, portanto sejam criteriosos e estejam alerta, dediquem-se à oração”! Este é o tempo, o fim está realmente próximo, pois, Jesus, que é o dono do campo, é Senhor do Reino, “Ele está enviando seus anjos que já começaram a limpar a eira, tirando do seu Reino tudo o que faz cair no pecado e todos os que praticam o mal”. Mateus 13: 41. Jesus é quem o faz!

2º) Jesus é quem plantou o trigo e agora Ele o está limpando! Observem o versículo 12 de Mateus 3: “Ele traz a pá em sua mão e limpará a sua eira, juntando o trigo no celeiro, mas queimará a palha no fogo que nunca se apaga”. Em Jó 5: 26 observamos que o trigo é colhido a seu tempo. Isaías 28: 24 a 25 fala com propriedade sobre o trabalho do agricultor que planta o trigo no lugar certo! Ezequiel 36: 8 e 9 diz que o povo de Deus é arado e semeado. O joio vai ser tirado para que o trigo brilhe como o sol no Reino de seu Pai.

Algumas características do trigo:

Em Mateus 4 e 5 o discurso do João e Jesus é ARREPENDAM-SE! Há sinais de arrependimento e Novo Nascimento no trigo.

Há crescimento natural e saudável. É maleável e tem coração ensinável.

Cheio do Espírito Santo –Para ser cheio é preciso esvaziar-se. Anda no Espírito e não na carne. Não ama o mundo e nem o que Nele há, se separa do mundo. Pois entende que a amizade com o mundo é inimizade com Deus. I Jo 2: 15 a 17; 3: 3

É disciplinado pelo Senhor – Passa por poda ao invés de ser arrancado, para que produza mais. Pedro nos conforta em I Pedro 4: 12 a 19 dizendo sobre o sofrimento que passa o cristão e também deixa claro no versículo 17 que o julgamento começou pela casa de Deus. Ele começa primeiro conosco.

O machado já está posto na raiz. Vigiemos e oremos! Se isso começou a acontecer, levantem e ergam a cabeça porque está próxima a redenção de vocês! ”Lc 21: 28

Ângela Carvalho

Deus Abençoe!

 

Deixe o seu comentário: