Esses dias, logo pela manhã, fui fazer uma caminhada no Parque Municipal da minha cidade. Como de costume, fui caminhando e orando, pedindo que Deus falasse ao meu coração. E enquanto orava me deparei com um moço que vinha correndo na pista e ele estava verdadeiramente cansado! Chamou-me a atenção porque além de muito cansado, ele mal conseguiu correr 200m. Foi então que ao passar por mim, já caminhando, vi nas suas costas uma mochila enorme! Ao ver sua mochila pensei: “Bom, é por isso que ele não está conseguindo correr…”.

Assim que fiz essa observação em meu pensamento, o Espírito Santo fez uma observação em meu coração: “É por isso que muitos de vocês, Filhos de Deus, mal estão conseguindo caminhar o caminho que Deus escolheu para vocês!”.

E então me lembrei de Hebreus 12: 1-2

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.”.

Muitos de nós estamos como aquele moço, carregando uma mochila enorme e pesada demais. Alguns, devido ao peso, estão desistindo de correr, mas ainda estão caminhando. Outros, já desistiram até mesmo de caminhar… Saíram da pista e estão sentados em um banco lamentando seu fracasso.

O escritor de Hebreus nos adverte a nos livrarmos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve. Como aquele moço, podemos estar carregando uma mochila pesada, cheia de fracassos, pecados e tantos outros pesos que nos atrapalha nesta corrida proposta por Deus.

Os fracassos, geralmente vão parar dentro da nossa mochila quando não realizamos aquilo que propomos a nós mesmos. Você já passou por isso? A meta que não conseguiu atingir, o desempenho que não conseguiu obter, o deslize que você não conseguiu conter… Esses fracassos pesam e tiram de nós o animo para prevalecer lutando! Neste caso, Jesus nos faz um convite: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30. Jesus nos convida a ir até Ele e entregar esses fardos pesados do fracasso que vamos acumulando durante a nossa jornada e também nos convida a aprender com Ele, em sua mansidão e humildade, o quanto somos amados e perdoados por Ele. Assim, e somente assim, entregando e aprendendo a obedecer a sua Palavra é que encontramos descanso para a nossa alma.

O pecado é algo que pesa muito na nossa mochila! Conviver com o que sabemos que é errado pode ser mais pesado do que imaginamos. Muitos de nós temos convivido com o pecado, pensando que obedecer é difícil demais ou então pensando que obedecer é “piegas” demais. Pecado é a desobediência aos mandamentos de Deus e isso acaba nos levando a nos afastarmos do Pai e sem perceber acabamos tão longe que mal sabemos como voltar!

Este é o desejo de Deus para nós: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” Efésios 4:22-24

Jesus veio ao mundo, suportou toda dor, sofrimento e vergonha, enfrentou e venceu a morte para mostrar para nós que é possível voltar para a casa do Pai e ser como Ele, andando em justiça e verdade, livres de todo peso, de todo fardo!

Às vezes achamos que estamos na vantagem em permanecer pecando, desobedecendo a Deus e distante dos seus mandamentos. Mas na verdade nós mesmos estamos atrapalhando a nossa jornada da vida! Os pesos do pecado, da desobediência e dos fracassos nos impedem de correr livremente a corrida que nos foi proposta de volta para a casa do Pai!

Se ao longo deste texto você percebeu que está distante, que está precisando voltar para os caminhos de Deus, largar a mochila pesada, carregada com impurezas, desobediência, fracassos e tantas outras coisas que tem feito você pensar em desistir da vida, faça uma oração a Deus, em nome de Jesus, e peça socorro a Ele. Até mesmo suas lágrimas Ele entende! Volte para o Pai, seja livre de todos os fardos para correr livremente a corrida que foi proposta a você! Existem muitos sonhos, planos e projetos para sua vida, nas mãos de Deus, esperando o seu posicionamento na caminhada para começarem a se concretizar! Apenas volte e você se surpreenderá com a bondade do nosso Pai!

Laura Sandry de Carvalho

Deixe o seu comentário: